ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA
A língua, em grande parte dos mamíferos, é um órgão muscular, formado por um grupo de músculos intrínsecos e extrínsecos, recoberto por papilas linguais, as quais podem ser ou não ser gustativas. As papilas gustativas, presentes em cada região da língua, são responsáveis pela identificação de um tipo de gosto.
Observe na figura a seguir, as regiões gustativas da língua, representadas pelos números: I, II, III e IV.
Importante: Considere a posição que que se encontra o órgão representado na imagem abaixo.
Figura: Regiões gustativas da língua.
Fonte: Adaptado de: www.ebah.com.br. Acesso em: 01 jul. 2016.
Com base em seus estudos e de acordo com a figura acima, assinale a alternativa que contem a identificação CORRETA de cada região gustativa:
I – amargo; II – doce; III – salgado; IV - azedo
I – salgado; II – doce, III – amargo; IV – azedo
I – salgado; II – azedo, III – amargo; IV – doce
I – doce; II – amargo; III – salgado; IV – azedo
I – amargo; II – azedo; III – salgado; IV – doce
O subfilo Crustácea é composto por cerca de 50 mil espécies identificadas. A maioria desses indivíduos pertence ao ambiente marinho, como os camarões, as lagostas, os siris, os caranguejos, dentre outros.
Nesses animais há uma câmara revestida por células pilosas, as quais sinalizam a posição do corpo do animal em relação ao campo gravitacional. Com base em seus estudos sobre o Sistema Sensorial, é possível afirmar que, o órgão descrito acima e, que tem como função proporcionar o equilíbrio dos crustáceos é denominado de:
tímpano
bastonetes
aparelho vestibular
cones
estatocisto
Por incrível que possa parecer, a pele é o maior órgão do corpo humano. Abriga as sensações e o único dos cinco sentidos absolutamente vital para a sobrevivência: o tato. Você morreria se não conseguisse diferenciar, pelo toque, o óleo quente da água fria. Se não existisse a dor, você comeria a própria língua junto com as refeições, sem notar. E talvez só percebesse que pisou num prego muito tempo depois, quando o ferimento já tivesse infeccionado.
Fonte: Trecho extraído de: http://super.abril.com.br/ciencia/tato-superficial-eu. Acesso em: 01 jul. 2016.
Com base na leitura do texto acima e em seus estudos, julgue os itens a seguir em V para VERDADEIRO e F para FALSO:
I – A pele desempenha importante papel na regulação da água e da temperatura corporal, essenciais ao metabolismo dos organismos.
II – Por meio da pele é possível absorver e eliminar substâncias, bem como formar estruturas glandulares.
III – A epiderme é a camada mais externa da pele e, sendo uma camada mais delgada que a derme. Nela estão localizados os anexos epidérmicos.
IV- A derme é a camada mais espessa da epiderme, e dessa forma, auxilia na proteção corporal e no armazenamento de gordura.
Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
Constituem o sistema das membranas que revestem e protegem nosso sistema nervoso central, medula e encéfalo. Este sistema é formado por três camadas: a dura-máter, a aracnoide, e a pia-máter. Este sistema, que possui um líquido chamado de líquido cefalorraquidiano.
Marque a alternativa que nomeia corretamente este sistema:
Ventrículos encefálicos.
Craniomembranas.
Meninges.
Trabéculas cárneas.
Túnicas cerebrais.
O filo Annelida compreende vermes de corpo segmentado e dividido em anéis. Estes animais apresentam (A) com pequenas estrias e iridescência. Algumas estruturas rígidas de origem epidérmica são utilizadas para locomoção e podem ser observadas em alguns representantes deste grupo: as minhocas, por exemplo, que são oligoquetas, possuem (B) e o Nereis, representante dos poliquetas apresenta (C).
Os termos que preenchem corretamente as lacunas são:
(A) cutícula espessa; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula espessa; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula fina; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula fina; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula acelular; (B) parapódios; (C) cerdas.
“A glândula hipófise ou pituitária é encontrada em todos os vertebrados. O nome hipófise é um termo recente inspirado pela sua posição abaixo do cérebro. O nome pituitária tem centenas de anos e refere-se a ideia errada de que essa glândula produzia muco ou uma substância viscosa chamada pituita” (KARDONG, 2011, p. 704-705).
Embora seja uma glândula pequena, a hipófise é responsável pela produção e/ou armazenamento e secreção de uma considerável quantidade de hormônios. A respeito desses hormônios, relacione o hormônio com sua função:
Hormônio
A) Hormônio antidiurético (ADH)
B) Hormônio do crescimento (GH)
C) Hormônio estimulante da tireoide (TSH).
D) Hormônio estimulante de melanóforos (MSH)
E) Corticotropina (ACTH)
Função
I. ( ) Estimula a síntese e liberação de T3 e T4 no sangue, que em níveis normais podem regular o metabolismo energético e consumo de oxigênio, atuando dessa forma na regulação da temperatura corpórea.
II. ( ) Atua na permeabilidade das paredes dos dutos coletores renais, fazendo com que a água flua dos túbulos renais para a região medular dos rins.
III. ( ) Estimula a liberação de glicocorticoides que atuam no metabolismo de biomoléculas (proteínas, lipídeos e carboidratos).
IV. ( ) Afeta a distribuição de melanina no interior de melanóforos, fazendo com que o pigmento se disperse no interior da célula.
V. ( ) Possui atividade no crescimento, sendo que o déficit ou excesso desse hormônio pode causar nanismo e gigantismo, respectivamente.
A relação CORRETA entre o hormônio e sua característica é:
I - C; II - D; III - A; IV - B; V - E.
I - A; II - B; III - E; IV - C; V - D.
I - C; II - A; III - E; IV - D; V - B.
I - E; II - A; III - C; IV - B; V - D.
I - E; II - C; III - A; IV - D; V - B.
A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.
Sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.
I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.
II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.
III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.
IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
I – amargo; II – doce; III – salgado; IV - azedo
I – salgado; II – doce, III – amargo; IV – azedo
I – salgado; II – azedo, III – amargo; IV – doce
I – doce; II – amargo; III – salgado; IV – azedo
I – amargo; II – azedo; III – salgado; IV – doce
O subfilo Crustácea é composto por cerca de 50 mil espécies identificadas. A maioria desses indivíduos pertence ao ambiente marinho, como os camarões, as lagostas, os siris, os caranguejos, dentre outros.
Nesses animais há uma câmara revestida por células pilosas, as quais sinalizam a posição do corpo do animal em relação ao campo gravitacional. Com base em seus estudos sobre o Sistema Sensorial, é possível afirmar que, o órgão descrito acima e, que tem como função proporcionar o equilíbrio dos crustáceos é denominado de:
tímpano
bastonetes
aparelho vestibular
cones
estatocisto
Por incrível que possa parecer, a pele é o maior órgão do corpo humano. Abriga as sensações e o único dos cinco sentidos absolutamente vital para a sobrevivência: o tato. Você morreria se não conseguisse diferenciar, pelo toque, o óleo quente da água fria. Se não existisse a dor, você comeria a própria língua junto com as refeições, sem notar. E talvez só percebesse que pisou num prego muito tempo depois, quando o ferimento já tivesse infeccionado.
Fonte: Trecho extraído de: http://super.abril.com.br/ciencia/tato-superficial-eu. Acesso em: 01 jul. 2016.
Com base na leitura do texto acima e em seus estudos, julgue os itens a seguir em V para VERDADEIRO e F para FALSO:
I – A pele desempenha importante papel na regulação da água e da temperatura corporal, essenciais ao metabolismo dos organismos.
II – Por meio da pele é possível absorver e eliminar substâncias, bem como formar estruturas glandulares.
III – A epiderme é a camada mais externa da pele e, sendo uma camada mais delgada que a derme. Nela estão localizados os anexos epidérmicos.
IV- A derme é a camada mais espessa da epiderme, e dessa forma, auxilia na proteção corporal e no armazenamento de gordura.
Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
Constituem o sistema das membranas que revestem e protegem nosso sistema nervoso central, medula e encéfalo. Este sistema é formado por três camadas: a dura-máter, a aracnoide, e a pia-máter. Este sistema, que possui um líquido chamado de líquido cefalorraquidiano.
Marque a alternativa que nomeia corretamente este sistema:
Ventrículos encefálicos.
Craniomembranas.
Meninges.
Trabéculas cárneas.
Túnicas cerebrais.
O filo Annelida compreende vermes de corpo segmentado e dividido em anéis. Estes animais apresentam (A) com pequenas estrias e iridescência. Algumas estruturas rígidas de origem epidérmica são utilizadas para locomoção e podem ser observadas em alguns representantes deste grupo: as minhocas, por exemplo, que são oligoquetas, possuem (B) e o Nereis, representante dos poliquetas apresenta (C).
Os termos que preenchem corretamente as lacunas são:
(A) cutícula espessa; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula espessa; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula fina; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula fina; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula acelular; (B) parapódios; (C) cerdas.
“A glândula hipófise ou pituitária é encontrada em todos os vertebrados. O nome hipófise é um termo recente inspirado pela sua posição abaixo do cérebro. O nome pituitária tem centenas de anos e refere-se a ideia errada de que essa glândula produzia muco ou uma substância viscosa chamada pituita” (KARDONG, 2011, p. 704-705).
Embora seja uma glândula pequena, a hipófise é responsável pela produção e/ou armazenamento e secreção de uma considerável quantidade de hormônios. A respeito desses hormônios, relacione o hormônio com sua função:
Hormônio
A) Hormônio antidiurético (ADH)
B) Hormônio do crescimento (GH)
C) Hormônio estimulante da tireoide (TSH).
D) Hormônio estimulante de melanóforos (MSH)
E) Corticotropina (ACTH)
Função
I. ( ) Estimula a síntese e liberação de T3 e T4 no sangue, que em níveis normais podem regular o metabolismo energético e consumo de oxigênio, atuando dessa forma na regulação da temperatura corpórea.
II. ( ) Atua na permeabilidade das paredes dos dutos coletores renais, fazendo com que a água flua dos túbulos renais para a região medular dos rins.
III. ( ) Estimula a liberação de glicocorticoides que atuam no metabolismo de biomoléculas (proteínas, lipídeos e carboidratos).
IV. ( ) Afeta a distribuição de melanina no interior de melanóforos, fazendo com que o pigmento se disperse no interior da célula.
V. ( ) Possui atividade no crescimento, sendo que o déficit ou excesso desse hormônio pode causar nanismo e gigantismo, respectivamente.
A relação CORRETA entre o hormônio e sua característica é:
I - C; II - D; III - A; IV - B; V - E.
I - A; II - B; III - E; IV - C; V - D.
I - C; II - A; III - E; IV - D; V - B.
I - E; II - A; III - C; IV - B; V - D.
I - E; II - C; III - A; IV - D; V - B.
A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.
Sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.
I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.
II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.
III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.
IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
tímpano
bastonetes
aparelho vestibular
cones
estatocisto
Por incrível que possa parecer, a pele é o maior órgão do corpo humano. Abriga as sensações e o único dos cinco sentidos absolutamente vital para a sobrevivência: o tato. Você morreria se não conseguisse diferenciar, pelo toque, o óleo quente da água fria. Se não existisse a dor, você comeria a própria língua junto com as refeições, sem notar. E talvez só percebesse que pisou num prego muito tempo depois, quando o ferimento já tivesse infeccionado.
Fonte: Trecho extraído de: http://super.abril.com.br/ciencia/tato-superficial-eu. Acesso em: 01 jul. 2016.
Com base na leitura do texto acima e em seus estudos, julgue os itens a seguir em V para VERDADEIRO e F para FALSO:
I – A pele desempenha importante papel na regulação da água e da temperatura corporal, essenciais ao metabolismo dos organismos.
II – Por meio da pele é possível absorver e eliminar substâncias, bem como formar estruturas glandulares.
III – A epiderme é a camada mais externa da pele e, sendo uma camada mais delgada que a derme. Nela estão localizados os anexos epidérmicos.
IV- A derme é a camada mais espessa da epiderme, e dessa forma, auxilia na proteção corporal e no armazenamento de gordura.
Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
Constituem o sistema das membranas que revestem e protegem nosso sistema nervoso central, medula e encéfalo. Este sistema é formado por três camadas: a dura-máter, a aracnoide, e a pia-máter. Este sistema, que possui um líquido chamado de líquido cefalorraquidiano.
Marque a alternativa que nomeia corretamente este sistema:
Ventrículos encefálicos.
Craniomembranas.
Meninges.
Trabéculas cárneas.
Túnicas cerebrais.
O filo Annelida compreende vermes de corpo segmentado e dividido em anéis. Estes animais apresentam (A) com pequenas estrias e iridescência. Algumas estruturas rígidas de origem epidérmica são utilizadas para locomoção e podem ser observadas em alguns representantes deste grupo: as minhocas, por exemplo, que são oligoquetas, possuem (B) e o Nereis, representante dos poliquetas apresenta (C).
Os termos que preenchem corretamente as lacunas são:
(A) cutícula espessa; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula espessa; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula fina; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula fina; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula acelular; (B) parapódios; (C) cerdas.
“A glândula hipófise ou pituitária é encontrada em todos os vertebrados. O nome hipófise é um termo recente inspirado pela sua posição abaixo do cérebro. O nome pituitária tem centenas de anos e refere-se a ideia errada de que essa glândula produzia muco ou uma substância viscosa chamada pituita” (KARDONG, 2011, p. 704-705).
Embora seja uma glândula pequena, a hipófise é responsável pela produção e/ou armazenamento e secreção de uma considerável quantidade de hormônios. A respeito desses hormônios, relacione o hormônio com sua função:
Hormônio
A) Hormônio antidiurético (ADH)
B) Hormônio do crescimento (GH)
C) Hormônio estimulante da tireoide (TSH).
D) Hormônio estimulante de melanóforos (MSH)
E) Corticotropina (ACTH)
Função
I. ( ) Estimula a síntese e liberação de T3 e T4 no sangue, que em níveis normais podem regular o metabolismo energético e consumo de oxigênio, atuando dessa forma na regulação da temperatura corpórea.
II. ( ) Atua na permeabilidade das paredes dos dutos coletores renais, fazendo com que a água flua dos túbulos renais para a região medular dos rins.
III. ( ) Estimula a liberação de glicocorticoides que atuam no metabolismo de biomoléculas (proteínas, lipídeos e carboidratos).
IV. ( ) Afeta a distribuição de melanina no interior de melanóforos, fazendo com que o pigmento se disperse no interior da célula.
V. ( ) Possui atividade no crescimento, sendo que o déficit ou excesso desse hormônio pode causar nanismo e gigantismo, respectivamente.
A relação CORRETA entre o hormônio e sua característica é:
I - C; II - D; III - A; IV - B; V - E.
I - A; II - B; III - E; IV - C; V - D.
I - C; II - A; III - E; IV - D; V - B.
I - E; II - A; III - C; IV - B; V - D.
I - E; II - C; III - A; IV - D; V - B.
A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.
Sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.
I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.
II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.
III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.
IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
Constituem o sistema das membranas que revestem e protegem nosso sistema nervoso central, medula e encéfalo. Este sistema é formado por três camadas: a dura-máter, a aracnoide, e a pia-máter. Este sistema, que possui um líquido chamado de líquido cefalorraquidiano.
Marque a alternativa que nomeia corretamente este sistema:
Ventrículos encefálicos.
Craniomembranas.
Meninges.
Trabéculas cárneas.
Túnicas cerebrais.
O filo Annelida compreende vermes de corpo segmentado e dividido em anéis. Estes animais apresentam (A) com pequenas estrias e iridescência. Algumas estruturas rígidas de origem epidérmica são utilizadas para locomoção e podem ser observadas em alguns representantes deste grupo: as minhocas, por exemplo, que são oligoquetas, possuem (B) e o Nereis, representante dos poliquetas apresenta (C).
Os termos que preenchem corretamente as lacunas são:
(A) cutícula espessa; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula espessa; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula fina; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula fina; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula acelular; (B) parapódios; (C) cerdas.
“A glândula hipófise ou pituitária é encontrada em todos os vertebrados. O nome hipófise é um termo recente inspirado pela sua posição abaixo do cérebro. O nome pituitária tem centenas de anos e refere-se a ideia errada de que essa glândula produzia muco ou uma substância viscosa chamada pituita” (KARDONG, 2011, p. 704-705).
Embora seja uma glândula pequena, a hipófise é responsável pela produção e/ou armazenamento e secreção de uma considerável quantidade de hormônios. A respeito desses hormônios, relacione o hormônio com sua função:
Hormônio
A) Hormônio antidiurético (ADH)
B) Hormônio do crescimento (GH)
C) Hormônio estimulante da tireoide (TSH).
D) Hormônio estimulante de melanóforos (MSH)
E) Corticotropina (ACTH)
Função
I. ( ) Estimula a síntese e liberação de T3 e T4 no sangue, que em níveis normais podem regular o metabolismo energético e consumo de oxigênio, atuando dessa forma na regulação da temperatura corpórea.
II. ( ) Atua na permeabilidade das paredes dos dutos coletores renais, fazendo com que a água flua dos túbulos renais para a região medular dos rins.
III. ( ) Estimula a liberação de glicocorticoides que atuam no metabolismo de biomoléculas (proteínas, lipídeos e carboidratos).
IV. ( ) Afeta a distribuição de melanina no interior de melanóforos, fazendo com que o pigmento se disperse no interior da célula.
V. ( ) Possui atividade no crescimento, sendo que o déficit ou excesso desse hormônio pode causar nanismo e gigantismo, respectivamente.
A relação CORRETA entre o hormônio e sua característica é:
I - C; II - D; III - A; IV - B; V - E.
I - A; II - B; III - E; IV - C; V - D.
I - C; II - A; III - E; IV - D; V - B.
I - E; II - A; III - C; IV - B; V - D.
I - E; II - C; III - A; IV - D; V - B.
A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.
Sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.
I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.
II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.
III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.
IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
Ventrículos encefálicos.
Craniomembranas.
Meninges.
Trabéculas cárneas.
Túnicas cerebrais.
O filo Annelida compreende vermes de corpo segmentado e dividido em anéis. Estes animais apresentam (A) com pequenas estrias e iridescência. Algumas estruturas rígidas de origem epidérmica são utilizadas para locomoção e podem ser observadas em alguns representantes deste grupo: as minhocas, por exemplo, que são oligoquetas, possuem (B) e o Nereis, representante dos poliquetas apresenta (C).
Os termos que preenchem corretamente as lacunas são:
(A) cutícula espessa; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula espessa; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula fina; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula fina; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula acelular; (B) parapódios; (C) cerdas.
“A glândula hipófise ou pituitária é encontrada em todos os vertebrados. O nome hipófise é um termo recente inspirado pela sua posição abaixo do cérebro. O nome pituitária tem centenas de anos e refere-se a ideia errada de que essa glândula produzia muco ou uma substância viscosa chamada pituita” (KARDONG, 2011, p. 704-705).
Embora seja uma glândula pequena, a hipófise é responsável pela produção e/ou armazenamento e secreção de uma considerável quantidade de hormônios. A respeito desses hormônios, relacione o hormônio com sua função:
Hormônio
A) Hormônio antidiurético (ADH)
B) Hormônio do crescimento (GH)
C) Hormônio estimulante da tireoide (TSH).
D) Hormônio estimulante de melanóforos (MSH)
E) Corticotropina (ACTH)
Função
I. ( ) Estimula a síntese e liberação de T3 e T4 no sangue, que em níveis normais podem regular o metabolismo energético e consumo de oxigênio, atuando dessa forma na regulação da temperatura corpórea.
II. ( ) Atua na permeabilidade das paredes dos dutos coletores renais, fazendo com que a água flua dos túbulos renais para a região medular dos rins.
III. ( ) Estimula a liberação de glicocorticoides que atuam no metabolismo de biomoléculas (proteínas, lipídeos e carboidratos).
IV. ( ) Afeta a distribuição de melanina no interior de melanóforos, fazendo com que o pigmento se disperse no interior da célula.
V. ( ) Possui atividade no crescimento, sendo que o déficit ou excesso desse hormônio pode causar nanismo e gigantismo, respectivamente.
A relação CORRETA entre o hormônio e sua característica é:
I - C; II - D; III - A; IV - B; V - E.
I - A; II - B; III - E; IV - C; V - D.
I - C; II - A; III - E; IV - D; V - B.
I - E; II - A; III - C; IV - B; V - D.
I - E; II - C; III - A; IV - D; V - B.
A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.
Sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.
I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.
II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.
III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.
IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
(A) cutícula espessa; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula espessa; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula fina; (B) cerdas; (C) parapódios.
(A) cutícula fina; (B) parapódios; (C) cerdas.
(A) cutícula acelular; (B) parapódios; (C) cerdas.
“A glândula hipófise ou pituitária é encontrada em todos os vertebrados. O nome hipófise é um termo recente inspirado pela sua posição abaixo do cérebro. O nome pituitária tem centenas de anos e refere-se a ideia errada de que essa glândula produzia muco ou uma substância viscosa chamada pituita” (KARDONG, 2011, p. 704-705).
Embora seja uma glândula pequena, a hipófise é responsável pela produção e/ou armazenamento e secreção de uma considerável quantidade de hormônios. A respeito desses hormônios, relacione o hormônio com sua função:
Hormônio
A) Hormônio antidiurético (ADH)
B) Hormônio do crescimento (GH)
C) Hormônio estimulante da tireoide (TSH).
D) Hormônio estimulante de melanóforos (MSH)
E) Corticotropina (ACTH)
Função
I. ( ) Estimula a síntese e liberação de T3 e T4 no sangue, que em níveis normais podem regular o metabolismo energético e consumo de oxigênio, atuando dessa forma na regulação da temperatura corpórea.
II. ( ) Atua na permeabilidade das paredes dos dutos coletores renais, fazendo com que a água flua dos túbulos renais para a região medular dos rins.
III. ( ) Estimula a liberação de glicocorticoides que atuam no metabolismo de biomoléculas (proteínas, lipídeos e carboidratos).
IV. ( ) Afeta a distribuição de melanina no interior de melanóforos, fazendo com que o pigmento se disperse no interior da célula.
V. ( ) Possui atividade no crescimento, sendo que o déficit ou excesso desse hormônio pode causar nanismo e gigantismo, respectivamente.
A relação CORRETA entre o hormônio e sua característica é:
I - C; II - D; III - A; IV - B; V - E.
I - A; II - B; III - E; IV - C; V - D.
I - C; II - A; III - E; IV - D; V - B.
I - E; II - A; III - C; IV - B; V - D.
I - E; II - C; III - A; IV - D; V - B.
A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.
Sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.
I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.
II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.
III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.
IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
I - C; II - D; III - A; IV - B; V - E.
I - A; II - B; III - E; IV - C; V - D.
I - C; II - A; III - E; IV - D; V - B.
I - E; II - A; III - C; IV - B; V - D.
I - E; II - C; III - A; IV - D; V - B.
A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.
Sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.
I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.
II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.
III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.
IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
Ao analisarmos as estruturas relacionadas com a digestão nos invertebrados, perceberemos que elas se modificam ao longo da escala evolutiva. Tal modificação é resultado da aquisição de uma maior complexidade morfológica e fisiológica conquistada pelos organismos ao longo do tempo.
A respeito da digestão, podemos dizer que nas amebas, esponjas e hidras, ela ocorre respectivamente em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.
O sistema circulatório possui diversas funções, mas talvez a mais importante delas esteja relacionada com o transporte de substâncias nutritivas e excretas.
Para realizar adequadamente a sua função, os diversos grupos de seres vivos desenvolveram anatomia do coração e tipos de circulação diferenciados, que o permitiram se adaptar melhor ao ambiente em que vivem.
Pensando sobre o tipo de circulação nos diferentes grupos de seres vivos, relacione a coluna Seres vivos com a coluna Tipo de circulação e em seguida, marque a alternativa CORRETA.
SERES VIVOS
A – Sapo-corredor.
B – Cascavel.
C – Escorpião amarelo.
D – Carpa.
E – Camaleão.
TIPO DE CIRCULAÇÃO
I – O coração apresenta um átrio e um ventrículo, por onde circula apenas sangue venoso, que após passar pelo coração, segue para uma artéria para ser oxigenado.
II - O sangue é impulsionado pelo coração através dos vasos e desemboca em lacunas entre os tecidos, percorrendo o organismo e realizando trocas gasosas por difusão.
III – O coração é dividido em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso chega à aurícula direita e é enviado para o ventrículo direito seguindo posteriormente para a artéria pulmonar. O sangue arterial chega à aurícula esquerda e segue para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para o restante do corpo.
IV – O coração apresenta dois átrios e apenas um ventrículo. O átrio esquerdo recebe sangue arterial e o direito, venoso. Ambos os sangues são enviados para o ventrículo único e daí para o cone arterial, onde será enviado para artéria sistêmica e artéria pulmocutânea.
A sequência CORRETA está contida em:
coanócitos / intestino primitivo / cavidade gastrovascular.
vacúolos digestivos / coanócitos / cavidade gastrovascular.
coanócitos / cavidade gastrovascular / vacúolo digestivo.
cavidade gastrovascular / coanócitos / intestino primitivo.
vacúolos digestivos / cavidade gastrovascular / coanócitos.